Domingo, 26 de Outubro de 2008
Boavista FC 1 - 0 Oliveirense

O Boavista regressou às vitórias na II Liga (repetindo o resultado do último fim-de-semana, na Taça), ao bater a Oliveireinse por uma bola a zero. Num Estádio do Bessa, uma vez mais, muito bem composto de público, Sidnei, aos 4 minutos, fixou o resultado final.

Para o duelo frente à turma de Oliveira de Azeméis, Rui Bento apenas efectuou uma alteração relativamente ao triunfo frente ao Lousada, trocando o guarda-redes (entrou Sérgio Leite para o lugar de Trigueira). De resto, o 4-3-3 habitual, com Rui Lima e Pedro Moreira, os médios-interiores, a terem a função de gizar os lances de ataque do Boavista.

Começou bem o Boavista, fortemente apoiado pelos seus adeptos, e numa jogada muito bem construída, pela esquerda: Rui Lima, como é seu timbre, é oportuno a ocupar o espaço vazio neste flanco, coloca em Pedro Moreira, que, com um excelente passe a rasgar, desmarca Sidnei que, cara-a-cara com o guardião Jorge Silva, não perdoa e faz o primeiro e único tento do encontro. Aliás, foi, essencialmente, pela ala esquerda que o BFC continua a colocar o adversário “em sentido”, com um Gilberto extremamente ofensivo e um Sidnei irrequieto, apoiados por Rui Lima. A Oliveirense, por seu turno, apostando numa transição rápida para o ataque (baseada em lançamentos longos), apenas chegava à área axadrezada através de lances de bola parada que resultavam em cruzamentos. No entanto, a defesa do Boavista e o guarda-redes Sérgio Leite conseguiam, com maior ou menor dificuldade, evitar que a Oliveirense criasse perigo.

Após uns 15/20 minutos em que o Boavista surgiu mais pressionante e a praticar um futebol rápido e com boa circulação de bola (explorando bem, como já dito, a faixa canhota), o jogo entrou numa fase de alguma indefinição, com muitos passes falhados e alguma precipitação nas saídas para o ataque. Ainda assim, era à Oliveirense quem, obviamente, competia tentar mudar o rumo do encontro.

No entanto, nos minutos finais, o Boavista (re)surgiu mais forte, tendo, inclusive, uma soberana ocasião para ampliar o marcador. João Tomás (muito castigado por faltas, muitas das quais sem terem sido, sequer, assinaladas) pressiona o lateral-direito contrário e recupera o esférico, coloca em Sidnei, que, após uma excelente combinação com Rui Lima, consegue ganhar a linha de fundo para tirar um cruzamento para o “coração” da área, onde João Tomás, já em desequilíbrio, cabeceia para as mãos de Jorge Silva. A primeira parte terminava pouco depois, com uma vantagem justa no marcador e a sensação de que o BFC tinha o jogo completamente controlado.

A etapa complementar do desafio, porém, acabou por ficar marcada, de certa forma, pela actuação infeliz da equipa de arbitragem. Muitas faltas, quer no meio-campo oliveirense, quer no axadrezado, que ficaram por marcar a favorecer o Boavista e algum excesso de zelo sempre que os jogadores do BFC disputavam de forma mais viril os lances. A Oliveirense, ao colocar dois homens fortes fisicamente na área boavisteira, apostava nos lançamentos longos logo desde o sector defensivo para tentar colocar alguma pressão no último reduto do Boavista e, através de um ressalto ou uma segunda bola, procurar surpreender no ensejo de alcançar o empate. No entanto, a única oportunidade de golo aconteceu no final do primeiro quarto-de-hora do segundo tempo, quando um atacante forasteiro surgiu isolado perante Sérgio Leite, que, todavia, conseguiu travar o remate.

Aos 66 minutos, Rui Bento operou a primeira alteração na equipa, mudando o lateral-direito: saiu Michel para entrar Diogo Fernandes. Logo a seguir, mais duas substituições, lançando François e Fuska, que renderam Sidnei e João Tomás. Com estas trocas, o treinador do Boavista pretendeu dar maior solidez e coesão à equipa, de modo a fechar as linhas de passe ao adversário e, sobretudo, dar maior capacidade na “luta” pelas segundas bolas. E a verdade é que foi bem sucedido nesses objectivos. Adriano passou a ser a referência ofensiva da equipa, jogando numa posição mais central, Rui Lima passou para extremo-esquerdo e Fuska jogava como “falso” extremo-direito, auxiliando Diogo Fernandes a fechar esse flanco. François entrou para médio mais recuado (apostando Rui Bento na sua elevada estatura para impedir que os avançados e médios oliveirenses recebessem as bolas enviadas pelo ar a partir da defesa), subindo Bruno Monteiro para médio-interior esquerdo (poupando-se, assim, do risco de um eventual segundo cartão amarelo) e soltando Pedro Moreira para funções mais ofensivas e de “pressing” aos defesas contrários. E o que é certo é que a Oliveirense, a partir daí, pouco ameaçou a baliza à guarda de Sérgio Leite, pelo que o jogo, nesses 20/25 minutos finais, teve poucas situações de grande destaque. Nos minutos finais, o público boavisteiro, apercebendo-se da importância que poderia ter o seu apoio na fase decisiva do encontro, não se cansou de incentivar a equipa e, assim, impulsionou-a para um último esforço, na tentativa de segurar a vitória. O apito final acabou por chegar e os três pontos, efectivamente, acabaram por ficar no Estádio do Bessa Século XXI. Com este triunfo, o terceiro no campeonato e o quinto em jogos oficiais, o Boavista igualou o Santa Clara e o Sporting da Covilhã no topo da tabela classificativa, com 11 pontos. Na próxima jornada (domingo, às 11h 15min da manhã), a formação às ordens de Rui Bento desloca-se a Santa Maria da Feira, para defrontar o Feirense, que somou até ao momento 8 pontos. Tal como aconteceu, por exemplo, na deslocação ao terreno do Varzim, apelamos à família boavisteira que compareça em muito bom número no Estádio Marcolino de Castro, para apoiar esta equipa rumo à Primeira Liga.



publicado por pjmcs às 22:05
link do post | comentar | favorito

Próximos Jogos

Sp. CovilhãxBoavista

(25/01; 16:00) - 15.ª Jornada

artigos recentes

Boavista FC 2 - 0 Estoril

Santa Clara 3 - Boavista ...

Boavista FC 2 - 0 U. Leir...

SC Freamunde 2 - 0 Boavis...

Boavista FC 1 – 2 SC Beir...

BOAVISTA FC 0 - 2 GUIMARÃ...

Feirense 2 - 0 Boavista F...

Boavista FC 1 - 0 Oliveir...

BOAVISTA FC 1 - 0 LOUSADA

Boavista FC 1 - 1 D. Aves

Imagens Recebidas
Galeria de Imagens
arquivos

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Abril 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

ligações
pesquisar