Equipas prováveis:
Belenenses – Costinha; Sousa, Gaspar, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Rúbem Amorim e Mancuso; Cândido Costa, Roma e Silas; Dady
Treinador: Jorge Jesus
Suplentes: Marco Gonçalves, Rolando, Gonçalo Brandão, Pinheiro, Eliseu, Fábio Januário e Manoel
Boavista – William; Bessa, Hélder Rosário, Cissé e Mário Silva; Tiago e Kazmierczak; Zairi, Ricardo Sousa e Zé Manel; Roland Linz
Treinador: Zeljko Petrovic
Suplentes: Peter Jehle, Ricardo Silva, Fernando Dinis, Essame, Lucas, Grzelak e Fary
Depois dos espectaculares 3-0 ao Benfica, o Boavista acabaria por desiludir nas duas jornadas seguintes, somando apenas um ponto no somatório de dois encontros frente a equipas aparentemente acessíveis, com a agravante de a qualidade do seu futebol ter diminuído consideravelmente. Amanhã, pelas 21 horas, os "axadrezados" terão, no sempre difícil Estádio do Restelo, a oportunidade de fazer esquecer os últimos dois jogos e voltar aos níveis de confinça registados após o duelo com o Benfica. Pela frente, terá um Belenenses que ainda não perdeu e que tem mais um ponto conquistado que as "Panteras".
Na conferência de imprensa de ontem, em consonância com o que havia afirmado no rescaldo do empate com a Académica, Zeljko Petrovic deu, claramente, a entender que o "onze" inicial (que foi o mesmo nas quatro jornadas que a Liga até este momento conheceu) poderá sofrer alterações. Uma das mudanças mais prováveis passa pela titularidade de Ricardo Sousa, o que, a verificar-se, implicará ligeiras alterações no sistema táctico: o esquerdino não é um típico médio-interior, mas, sim, um organizador de jogo, pelo que, nas acções ofensivas, terá a tendência para aparecer em zonas mais adiantadas do terreno, em apoio ao ponta-de-lança Linz ou a um dos extremos. A inclusão de Sousa (o qual entrou muito bem frente à Académica, tendo, inclusive, assistido Hélder Rosário para o segundo golo) permitiria emprestar maior criatividade ao meio-campo do Boavista (que, frente ao Setúbal e, até à entrada do sanjoanense, à Académica, denotou imensas dificuldades para fazer a transição do seu jogo para o sector ofensivo, abusando dos passes longos para as alas e para Roland Linz) e maior capacidade para, perante um Belenenses que gosta de resguardar muito bem o último terço do seu terreno, abrir linhas de passe e zonas de penetração nos derradeiros metros do relvado. A confirmar-se a entrada de Ricardo Sousa na equipa, o sacrificado será Kazmierczak ou Lucas (cenário mais provável), sendo que, se Kaz for titular, o polaco jogará com funções ligeiramente diferentes das que tem desempenhado: alinhará ao lado de Tiago no meio-campo mais defensivo (embora com maior liberdade para, fruto do seu forte jogo aéreo, se integrar na manobra ofensiva do que Tiago) e deixará para Ricardo Sousa a responsabilidade de ser o médio mais ofensivo da equipa. No entanto, certamente que Zeljko Petrovic solicitará a Ricardo Sousa que, quando a equipa não tiver a bola em sua posse, recue para o meio-campo, ocupando a meia-direita (se Kaz for titular) ou a meia-esquerda (se Lucas se mantiver na equipa), a fim de que a equipa feche convenientemente os espaços à construção do jogo por banda da formação da casa.
Outras alterações poderão passar pela saída de Ricardo Silva (algo infeliz contra Setúbal e Académica), entrando Bessa para o "onze" e passando Hélder Rosário para o eixo da defesa, e pela inclusão de Zairi, pese embora a menor capacidade defensiva e disciplina táctica do marroquino, em comparação com Grzelak. No entanto, a eventual titularidade, a acontecer, justificar-se-á na perspectiva de fornecer maior imaginação e capacidade de ir à linha para cruzar às faixas do ataque.
Quanto ao Belenenses, Jorge Jesus não deverá alterar o 4-2-3-1 em que tem apostado, com o avançado móvel a Roma a jogar nas "costas" de um ponta-de-lança mais fixo (Dady é o provável titular), de modo a aproveitar os espaços criados no sector defensivo adversário. Outra "nuance" táctica prende-se com a utilização de Silas numa das alas (em princípio, na faixa esquerda), o que lhe permite fazer diagonais para arrastar marcações e, eventualmente, ensaiar o remate ou, em alternativa, abrir espaços na sua rectaguarda para propiciar as subidas do lateral (Rodrigo Alvim). À atenção, portanto, do lateral-direito do Boavista (Bessa ou Hélder Rosário) e, também, do extremo que jogar nesse flanco (Zé Manel ou Zairi). No entanto, o BFC pode aproveitar o facto de o Belenenses apenas jogar com um médio de características defensivas (Rúbem Amorim) - não obstante, face ao castigo de José Pedro, Jorge Jesus poder optar por lançar Pinheiro (médio com grande capacidade de recuperação de bola) em vez de Mancuso (que é um "playmaker", mais à semelhança de José Pedro) - para tentar "partir" a equipa do Restelo em dois blocos (o defensivo e o ofensivo) com grandes dificuldades de ligação e, assim, ter mais posse de bola e dominar o encontro.
Para o encontro de amanhã, em que uma vitória seria extremamente importante, o Boavista terá de apresentar uma melhor ligação entre os diversos sectores, efectuando desdobramentos ofensivos rápidos e eficazes, como fez frente ao Benfica e nos antípodas do que evidenciou contra Setúbal e Académica, em que recorreu demasiadas frente a um futebol directo. Além disso, é essencial que não repita os erros graves de marcação nas bolas paradas da última jornada e não tenha perdas de bola comprometedoras nos sectores defensivo e intermediário, tendo que, para isso, ser rápido e preciso no capítulo do passe. Por outro lado, é essencial que explore ambas as faixas (e não apenas uma delas, como aconteceu frente à Académica, em que canalizou quase todos os seus ataques pelo flanco direito) com grande profundidade, procurando chegar às proximidades da linha final para efectuar cruzamentos e passes atrasados que tragam grandes dificuldades aos centrais adversários. Todavia, como também houve aspectos positivos a reter do último jogo, será fundamental que os jogadores do Boavista apresentem a mesma garra e a mesma vontade, do primeiro ao derradeiro minuto do encontro, que evidenciaram na recepção à Académica.
FORÇA BOAVISTA!!!
Sp. CovilhãxBoavista
(25/01; 16:00) - 15.ª Jornada
Páginas relacionadas com o Boavista
Boavista Futebol Clube (Oficial)
Madeinox Boavista - Página Oficial
Fórum "Ser Boavista Amar Boavista"